Estratégias para ser mais sustentável
Todos nós podemos ter um estilo de vida mais sustentável sem que isso signifique mudanças drásticas. Os gestos mais simples podem fazer toda a diferença.
As alterações climáticas têm sido um assunto de praticamente todos os dias. E não é para menos. Quer adotemos uma opinião mais ou menos otimista, a verdade é que os problemas estão à vista, com o degelo das calotas polares, o aumento das temperaturas ou até a perda de biodiversidade. Adotar um estilo de vida mais amigo do planeta é urgente e não significa que tenha de fazer mudanças drásticas na sua forma de viver. Os gestos mais simples são os que podem fazer a maior diferença, quando feitos por milhões de pessoas.
Segue algumas sugestões:
1 – Invista em lâmpadas mais eficientes
Esta recomendação não é de agora, mas, no entanto, ainda há muitas pessoas que usam nas suas casas lâmpadas incandescentes. Trocá-las pelas lâmpadas LED vale mesmo a pena, pois, além de permitirem economizar eletricidade, duram muito mais tempo e por isso não tem de comprar lâmpadas com tanta frequência. Ótimas notícias para o meio ambiente e para as suas poupanças. Independentemente disso, a velha máxima mantém-se: quando não estiver em um ambiente, desligue sempre as luzes.
2 – Reduza o desperdício alimentar
Por ano, vai parar no lixo mais de um milhão de toneladas de alimentos. Não nos debatemos muito sobre o assunto de cada vez que despejamos o resto do leite pelo cano abaixo ou quando jogamos os restos do jantar para o lixo, mas devíamos fazê-lo. Os alimentos que vão parar a aterros de lixo libertam grandes quantidades de gases com efeito estufa, pois não são expostos à quantidade necessária de oxigénio para que ocorra a sua biodegradação. Reduza seu desperdício!
3 – Plante as suas ervas
Uma das melhores formas de ser mais sustentável na cozinha é cultivando os seus próprios alimentos. É claro que nem todos conseguem ter uma horta em casa, mas não é preciso complicar. Arranje um cantinho na sua cozinha e coloque alguns vasos com ervas aromáticas. Melhoram o sabor dos seus alimentos, dão um aroma natural ao lar e são uma opção muito mais sustentável do que comprar coentros, salsa ou manjericão em embalagens de plástico.
4 – Limpe a casa com produtos amigos do ambiente
Os detergentes e outros produtos de limpeza que utilizamos nas nossas casas podem ser muito prejudiciais para o meio ambiente. Depois de utilizados, são muitas vezes deitados fora pelo ralo, contaminando a água. Depois, nas estações de tratamento, são necessários muito mais recursos para purificar novamente a água. A boa notícia é que muito provavelmente já tem na sua despensa várias alternativas aos produtos de limpeza “normais”. O bicarbonato de soda, o suco de limão e o vinagre podem todos ser usados em substituição a agua sanitária ou como detergentes para matar bactérias e eliminar gordura e odores. Mas nas prateleiras do supermercado também se encontram produtos de limpeza eco-friendly.
5 – Invista em energia solar
Além de sustentável, a energia solar também é uma solução economicamente vantajosa: valoriza o empreendimento onde os sistemas fotovoltaicos são instalados, alcança autossuficiência energética, fazendo com que o investimento se pague em pouco tempo e o custo em energia seja mitigado ou até mesmo eliminado.
Gostou deste post? Achou que foi útil? Faça um comentário abaixo. Nos deixe aqui suas sugestões de temas para os nossos posts e também suas dúvidas.
Procurando pelas melhores soluções em energia solar, entre em contato com a equipe da Maissolar que vamos te orientar do início ao fim com toda transparência nesta caminhada.